Angola em discos e livro
Na próxima quarta-feira, dia 15 de Novembro, pelas 18h30, na FNAC do Centro Comercial Colombo, é lançado o novo livro de Paulo Salvador: "Recordar Angola 2º Vol.". A apresentação está a cargo de Rui Pêgo.
O evento contará com o ambiente sonoro de "Angola - As 100 grandes músicas dos anos 60 e 70", o digibook que está à venda a partir de 20 de Novembro e consta de 4 CD e um livro de 40 páginas. Neste dia, será oferecido um CD promocional de "Angola - As 100 grandes músicas dos anos 60 e 70" a quem comprar o livro "Recordar Angola 2º Vol."
Abaixo segue-se mais informação sobre o livro e o digibook.
--------------------------------------------------------------------------------
Aos Angolanos de todo o mundo
«RECORDAR ANGOLA II», DE PAULO SALVADOR
Neto de José Antunes Salvador, único fotógrafo, durante décadas, na cidade angolana de Moçâmedes (hoje Namibe) e arredores, Paulo Salvador, jornalista da TVI, publica agora o segundo volume de «Recordar Angola», um álbum ainda herdeiro do imenso arquivo visual do estabelecimento «Foto Antunes» e registo da memória de muitos amigos que partilham consigo a saudade desses tempos. Em «Recordar Angola II», Paulo Salvador centra-se menos nos lugares do que nas suas gentes: histórias trágicas, anedóticas, ou heróicas de homens e de mulheres que marcaram as comunidades em que viviam e que habitam ainda a memória de muitos angolanos de Luanda, Nova Lisboa, Benguela, Lobito, Moçâmedes, Porto Alexandre, Sá da Bandeira, Silva Porto, Luso, Malanje, Carmona...
SINOPSE
Não há nenhum angolano que não reconheça pelo menos uma das muitas figuras que habitam as páginas de «Recordar Angola II». É esta a promessa de Paulo Salvador que, após «Recordar Angola I», relembra histórias únicas que marcaram gerações, tragédias, anedotas, retratos daqueles que desempenharam um papel decisivo no desenvolvimento das suas comunidades.
Folhear «Recordar Angola II» é relembrar lendas desportivas como António Galo Alves, campeão nacional de natação para território angolano, e Chico Bamba, grande promotor do célebre Óquei Clube do Humbo, que criou equipas de atletismo, voleibol, basquetebol, futebol, natação e andebol; é recordar a brilhante carreira de Quitos, o fotógrafo que registou, durante mais de 25 anos, a história da cidade e das gentes do Lobito, ou a de António Aniceto Monteiro, nascido em Moçâmedes, um dos mais importantes matemáticos do século XX. É ainda a tentativa de registar o lado absurdo de tragédias como a de Carlos Fernandes e Acácio da Costa, que morreram de fome e de sede num local próximo de uma picada, a 50 Km de Benguela. A avioneta em que se deslocavam não se despenhou e a morte foi o resultado de uma série de pressupostos que se tornaram fatais.
Muitos outros tornaram-se referências que constituem uma imensa herança cultural e oral depositada na memória de centenas de milhares de angolanos em todo o mundo. «Recordar Angola II» vai ao encontro de uma avidez da parte de inúmeros angolanos que desejam rever a terra que deixaram.
BIOGRAFIA
Paulo Salvador é jornalista. Faz parte dos quadros da Direcção de Informação da Televisão Independente, TVI. Filho de pais angolanos, nasceu nas terras altas do Lubango (ex-Sá da Bandeira) em 1965. Aos três anos de idade vai viver para uma pequena localidade do interior de Angola, a Ganda (ex-Mariano Machado). Depois foi para Luanda onde permaneceu até 1975, altura em que vem para Portugal. Formou-se em Comunicação Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Trabalhou na rádio (Gest e Universidade Tejo) e na imprensa ( Jornal Sete, Universitário e Semanário). Faz parte do Observatório de Imprensa, com sede em Lisboa. Efectuou estudos de jornalismo na Columbia University, em Nova Iorque. Em 1989, começa uma carreira televisiva na Rádio Televisão Portuguesa, onde se mantém até 1994 como jornalista, editor e apresentador. Após o início da televisão privada em Portugal, transfere-se para a TVI, onde se mantém como editor executivo. Eterno apaixonado por África, em 2003 editou o seu primeiro livro, «Era uma vez, Angola» e no ano seguinte o primeiro volume de «Recordar Angola» .
--------------------------------------------------------------------------------
Um disco
"Este é um tesouro sonoro que, felizmente, foi salvo do esquecimento. Um património angolano que solidifica o passado conjunto de dois países. Imperdível para qualquer nascido / criado naquelas terras. Obrigatório para quem pretende conhecer a música de um país que continua a marcar o ritmo dos nossos corações." - Paulo Salvador
“Esta é a banda sonora dos últimos anos da época colonial em Angola. Brilhante anúncio de um futuro musical que ainda não chegou – mas está próximo. Angola vai ser, muito em breve, uma das grandes potências musicais do continente africano. Não será possível compreender esse futuro sem conhecer este passado. Não há dúvida alguma, olhando para trás, que o melhor daqueles anos foi a música.” – José Eduardo Agualusa
Com 4 CD e um livro de 40 páginas, "Angola - As 100 grandes músicas dos anos 60 e 70" é um documento sonoro das décadas de ouro de criação musical angolana.
Estes 100 temas são apresentados pela primeira vez em CD. Alguns foram editados em singles de vinilo e em cartuchos (o antepassado da cassete). Fazem parte do repertório gravado pelos Estúdios Valentim de Carvalho, em Luanda, que cessaram a sua actividade em 1975, pouco antes da Independência de Angola. Desde então, as respectivas bobines estiveram cuidadosamente acondicionadas em Portugal, até há alguns meses. Foram alvo de uma recolha, selecção, digitalização, recuperação, masterização e são agora apresentadas.
Nomes incontornáveis como Elias diá Kimuezo, Sofia Rosa, Carlos Lamartine, Africa Show, Teta Lando, Chico Montenegro, Mário Silva, Santocas, Santos Júnior, Águias Reais, Quim dos Santos, Artur Adriano, Mário Rui Silva, N'Goma Jazz, entre outros, vêem as gravações dos seus temas mais marcantes estreados em CD.
O Semba é o rei da época, mas a Kazukuta, Kilapanga, Rebita, Dikanza e Merengue estão também presentes. Reservámos o CD4 para as Baladas, que compila os temas mais lentos e românticos. Com excepção do tema em Umbundo, o restante repertório é interpretado em Kimbundo e Português. Os estilos nascidos em Angola influenciaram, com a ida de naturais para outros países, a música no Brasil, Cuba, África do Sul e um pouco por todo o Mundo. Há até quem defenda que o Fado é filho do Brasil e neto de Angola, pelas suas ra ízes no Lundum.
O livro conta com mais de 20 ilustrações, fotografias e postais de época. A maioria das imagens são retiradas de "Recordar Angola Vol. 1" de Paulo Salvador, sendo as restantes cedidas por elementos da Diáspora Angolana.
Nas suas 40 páginas, traça um retrato de Angola até 1975. Fala da Música Popular Angolana dos anos 60 e 70, desde o seu nascimento no musseque às grandes salas de espectáculos em Luanda e Lisboa. Conta a História do país, desde os Povos Nativos e primeiras migrações, passando pela chegada dos Portugueses (não esquecendo o encontro do Governador com Rainha Ginga). Destaca o período da colonização pós-implementação da República em Portugal e não esquece a Guerra Colonial. O contexto histórico e político termina com a Independência e Guerra Civil.
Luanda merece um destaque em nome próprio, para além da página com os nomes das cidades antes e depois da Indepedência. Existe ainda uma descrição geográfica, com informações sobre clima e recursos naturais.
As línguas de Angola e a situação do Português são focadas e, como a maioria dos temas são cantados em Kimbundo, há um dicionário/glossário de vocabulário em kimbundo-português.
A edição está à venda a partir de 20 de Novembro, com distribuição Som Livre.
Alinhamento:
CD 1
01. Elias diá Kimuezo - Zé Salambinga
02. Chico Montenegro - N'golo Banza
03. Mário Silva - Bossa do violão
04. Santocas - Minha Sobrinha
05. Artur Adriano - Kalunga
06. Chico Joaquim - N'Gola Yétu
07. Sofia Rosa - N'Gue Xile Mutunda
08. Lancerdo - Esperança
09. Barros de Landana - Tambi Rosa
10. Santos Júnior - Mukulo
11. N'Goma Jazz - Belita-Kiri-kiri
12. Cabinda Ritmos - Chika
13. Duo N'Gola - Mariana
14. Quim dos santos - Kissuela Kia Diala
15. Paulo Neto - Tua Ndaleto Kutu Tumina
16. João Pequeno - Muloji
17. Alliace Makiadi - Ester Madona
18. Manuel Faria - N'Golo Banza Mamã
19. Cisco - N'gongo - Semba
20. Kibonga dos Santos - Encontro com Muloji
21. Os Korimbas - Jessa
22. António dos Santos - Quando Eu Morrer
23. Zé do Pau - Caminhos da Liberdade
24. Africa Show - Okuniuissa Olongenbia
25. Elias diá Kimuezo - Samba
CD 2
01. Águias Reais - Bazooka
02. Duo N'Gola - Mona Kilumba
03. Elias diá Kimuezo - Zum Zum
04. Quim dos santos - N'Genji
05. Ases Do Prenda - Merengue Bombeiro
06. Africa Show - Ritmo da Ilha
07. Brás Firmino - Onguevaia
08. Mamukueno - Rei do Palhetinho
09. Chico Montenegro - N'gana Maria
10. Super Coba - Kossa-Kossa
11. Ana N´Gola - Kidingo
12. Artur Adriano - Carnaval
13. Dimba D' Angola - Merengue Titia
14. Santos Júnior - Comboio Apitou
15. Os Giendas - Merengue
16. Fé-Fé - Chico - Semba
17. Kissas - Zé João
18. Luís Maria - Merengue Banga Sumo
19. Muhona - N'ga Kolu M'butu
20. José Massano Júnior - Kitmo S. Salvador
21. Cabinda Ritmos - Rosa
22. Nito Nunes - O Relógio Marca a Hora
23. Santocas - Bento
24. Sofia Rosa - N'gala ni kilofo Muxima
25. Marimbeiros De Duque de Bragança - Caiuana
CD 3
01. Mário Rui Silva e Ana Paula - Picada do velho
02. Duo N'Gola - Mulher de Homem
03. Muhona - Falsos Amigos
04. N'Goma Jazz - M'Bamda Yumbana
05. José António Cândido - Kia Banga Rosa
06. Brás Firmino - Unita
07. António dos Santos - Tata Uá N'gi Lengue
08. Santos Júnior - Madalena
09. Luanda Show - Paxi kua N'gola
10. Super Coba - Txi Mbele-Mbele
11. Elias diá Kimuezo - Combóio
12. Africa Show - La Minuta
13. Chico Joaquim - Luzia
14. Augusto Adriano - Mu Iobe
15. Zé Viola - Chita Iá Puiti Puiti
16. Artur Adriano - Mãe Uebi
17. Kito - Bongololo
18. Quibanzas - cada Ngueté Vida Dé
19. António Sobrinho - A N'gi Zula
20. Cisco - Divua Diami
21. Dimba de Angola - Titina
22. Sofia Rosa - Kumulundu
23. Campos Neto - Diá Benga
24. Estrela dos Dembos - Martita
25. Gr. K. Sto. António - Zaire Zabula
CD 4 - Baladas
01. Elias diá Kimuezo - Ressureição
02. Chico Montenegro - Ji Henda ia Luanda
03. Sofia Rosa - Kalumba
04. Santos Júnior - Maria Rita
05. Cisco - Totonha
06. Elias diá Kimuezo - Mualunga
07. Musangola - Laurento
08. Artur Adriano - Belita
09. Quim dos Santos - O Povo é que Sofre
10. Manuel L. Cardoso - São Lágrimas
11. Chico Montenegro - Monami
12. Augusto Dikongo - Encontro com Mana Fatita
13. Lancerdo - Kan'gato ka Dilaji
14. Mário Silva - Maza
15. Águias Reais - Jesus Diala Ua Kidi
16. Carlos Lamartine - N'Gana (Rosa José)
17. Zitocas - Angélica
18. Campos Neto - Diembe
19. Os Giendas - Penso em você mamã
20. Veríssimo Da Costa - N'Gongo iá Diala
21. Ilda Rosa - Makixe
22. Zé Viola - Ambuale
23. Africa Show - Noite de harmonia
24. Teta Lando - Muato Wa N'Ginjila
25. Mário Rui Silva e Ana Paula - Zeca Camarão
Mais info em:
Difference Entertainment, Lda.
Rua Maria Lalande, 13 B, 1500-435 Lisboa - Portugal
tel. (+351) 217624030 | fax (+351) 217624031
www.differencemusic.com | info@differencemusic.com
different city | different kids | different star | different vision | different world | different booking | difference publishing division